ERGONOMIA
Otimizar as condições de trabalho, segundo critérios de eficiência, conforto e segurança, por meio da adaptação dos instrumentos, condições e ambiente de trabalho, visando uma melhor adequação do trabalho ao homem são atribuições da Ergonomia. O objetivo é obter o máximo de rendimento, minimizando os riscos provocados pelo erro humano e, ao mesmo tempo, reduzindo os perigos para o trabalhador. Para tanto, são aplicadas ciências fisiológicas em conjunto com ciências da engenharia, possibilitando um estudo completo do sistema homem-máquina-ambiente.
AET – Análise Ergonômica do Trabalho
A Análise Ergonômica tem sua estrutura baseada nas mais modernas técnicas e recomendações existentes, tendo como padrão as normas da Occupational Safety & Health Administration (OSHA), National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH), Associação Internacional de Ergonomia (IEA), American Conference of Governmental Industrial Hygienists (ACGIH), ABNT e da Portaria 3214/78 -NR 17.
A Análise Ergonômica visa identificar, avaliar e controlar os riscos ergonômicos existentes nos processos, com a finalidade de preservar a saúde e integridade física dos trabalhadores, bem como reduzir os custos originados pelas doenças do trabalho e redução de capacidade do trabalhador. Seu objetivo pode ser entendido como sendo a busca da elevação do nível de conforto, satisfação dos colaboradores, do moral da empresa e consequentemente o aumento da produtividade.